website templates



TUBULÃO A AR COMPRIMIDO.
UMA SOLUÇÃO TÉCNICA QUE PRECISA SER ABANDONADA

Existem técnicas e equipamentos que substituem com vantagens essa perigosa solução para fundações.

Atualmente estamos encontrando muitas dificuldades para a execução dessa solução técnica para fundações.
Ela não é bem-vinda pelas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT’s) por terem causado muitas mortes e deixado sequelas em operários por todo o país.
Quando acontece uma denúncia e os agentes da DRT local vão até a obra, fazem uma série de exigência quanto a prevenção e atendimento a acidentes que quando colocado na ponta do lápis, inviabiliza a execução. Vejam algumas das exigências mais comuns:

1. Ambulância Presente;
2. Câmera de descompressão à disposição;
3. Médico especialista em atividades hiperbáricas 24 horas por dia. Com uma equipe de 4 médicos em regime de 12 x 24 horas;
4. Pronto socorro especializado em acidentes hiperbáricos a menos de 100 Km da obra. E caso não exista atendimento especializado dentro dessa distância, deverá ser disponibilizada uma UTI aérea para que a vítima seja atendida em até 30 minutos após o acidente. 

Opcionalmente no mercado de fundações, contamos hoje com equipamentos extremamente potentes, capazes de executar estacas de grande diâmetro a custos muito competitivos.
Os equipamentos disponíveis no Brasil de Hélice Contínua de Grande Diâmetro executam fundações com diâmetro de até 1,40 m x 35,0 m.
Para um projeto que foi concebido para tubulão a ar comprimido, podemos substituí-lo pelo mesmo diâmetro, profundidade e rigidez sem necessidade de alterar armações e considerações de projeto estrutural. Isso ocorre devido as estacas tipo Hélice Contínua de Grande Diâmetro possuir capacidade de carga superior aos tubulões.
Para um projeto comparativo concebido em Hélice Contínua de Grande Diâmetro, além da sua capacidade de carga superior ainda ocorreria uma diminuição considerável na armação, ou seja, custos.
Falando em custos, as estacas tipo Hélice Continua de Grande Diâmetro, tem uma produtividade muito superior à dos Tubulões a Ar Comprimido, na proporção de 1 estaca por dia em média x 1 tubulão a cada 10 dias em média.
Considerando-se que as estacas tipo Hélice Continua de Grande Diâmetro não precisam dos mesmos cuidados necessários à sua execução e que os custos com concreto seriam praticamente iguais, os custos com as armações seriam iguais ou menores e os custos com a execução seriam muito mais baratos e ainda sem os riscos de morte da solução tubulão a ar comprimido. Não existe motivo lógico para que não haja a substituição.
Existe ainda outra solução que é o estacão que atinge até o diâmetro de 2,5m e também a grandes profundidades como a hélice. Porém, seus custos geralmente são mais elevados por dependerem de equipamentos maiores como os guindastes.
Portanto, imediatamente temos duas opções mais rápidas e seguras.  

ATENDIMENTO

Tel: (11) 4307-4666
Cel:(11) 99725-0406
Email : comercial@sspconsultoria.com.br
Endereço: Rua Freire de Andrade, 94 
Cep: 07054-000 | Guarulhos | SP

"Focamos na melhoria dos resultados operacionais e financeiros da sua empresa"

NEWSLETTER

Receba nossos informativos!

Siga-nos nas Redes Sociais